Doença Oncológica

Código Europeu contra o Cancro

Atualizado: 
07/12/2018 - 18:08
Resultando de uma iniciativa da Comissão Europeia, o Código Europeu contra o Cancro resulta num conjunto de recomendações que visam a prevenção daquela que é considerada a segunda causa de morte em Portugal.

Todos os anos são diagnosticados, em Portugal, entre 40 a 45 mil novos casos de cancro.

Os dados revelam que cerca de metade não sobrevive àquela que é considerada a segunda causa de morte, depois das doenças cardiovasculares.

Só em 2012 morreram, em média, 70 pessoas por dia por tumores malignos e sabe-se que a taxa bruta de mortalidade aumentou 14,1 por cento em apenas dez anos.

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, é esperado um aumento de 70 por cento de novos casos de cancro, nas próximas duas décadas. Um dado alarmante que torna urgente uma mudança no nosso estilo de vida.

Tabaco, obesidade, álcool e sedentarismo são os principais fatores de risco.

Segundo a Agência Internacional de Investigação do Cancro, as pessoas que seguem um estilo de vida saudável, cumprindo as recomendações para a prevenção do cancro, têm um risco 18 por cento menor de vir a sofrer da doença, quando comparadas com pessoas cujo estilo de vida e peso corporal não cumprem determinados parâmetros.

Esta redução de risco foi estimada para um estilo de vida saudável que inclui peso saudável (com índice de massa corporal entre 18, 5 e 24, 9), ser moderadamente ativo (pelo menos 30 minutos por dia), ter uma dieta saudável, dando preferência a alimentos de origem vegetal, limitando a ingestão de carne vermelha, carne processada e o consumo de álcool.

Foi, aliás, a pensar na prevenção que o Código Europeu contra o Cancro foi criado. Tendo tido a sua primeira edição em 1987, atualmente dele constam 12 medidas para prevenir a doença:

1.      Não fume. O tabaco mata, todos os anos, cerca de seis milhões de pessoas e é a principal causa de cancro no mundo

2.      Faça da sua casa uma casa sem fumo. Apoie as regras antitabágicas no seu local de trabalho

3.      Tome medidas para ter um peso saudável

4.      Mantenha-se fisicamente ativo no dia-a-dia. Limite o tempo que passa sentado

5.      Tenha uma dieta saudável: coma bastantes cereais integrais, leguminosas, vegetais e frutas. Limite os alimentos muito calóricos e as bebidas açucaradas. Evite carnes processadas, carnes vermelhas e alimentos com elevado teor de sal

6.      Limite o consumo de álcool. Não consumir bebidas alcoólicas é benéfico para a prevenção do cancro

7.      Evite a exposição excessiva ao sol. Use protetor sole e não use solários

8.      Proteja-se de substâncias cancerígenas no seu local de trabalho, seguindo as instruções de segurança e saúde. Há muitos milhares de substâncias artificiais e naturais no meio ambiente, incluindo no local de trabalho, algumas das quais podem causar cancro. Muitas destas substâncias são produtos químicos

9.      Evite a exposição a radiações

10.  A amamentação reduz o risco de cancro de mama. Limite o recurso à terapêutica hormonal de substituição. Esta aumenta o risco de certos tipos de cancro

11.  Assegure-se eu os seus filhos estão vacinados: Hepatite B e Vírus do Papiloma Humano (HPV)

12.  Participe em programas de rastreio (cancro do colo-retal, cancro da mama, cancro do colo do útero)

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock