Saúde capilar

Alimentos que previnem a queda do cabelo

Com a chegada do Outono surge também, quase sempre, as primeiras queixas no que diz respeito à saúde capilar. Certo é que, nesta época do ano, poucos são os que não se queixam de uma queda acentuada do cabelo.

Esta queda de cabelo fisiológica parece ocorrer na sequência de alterações climáticas e mudanças no estilo de vida – quem não adere a dietas nos meses de verão?

Por isso, se é esse o seu caso, não se preocupe! Não lhe aconteceu só si. Mas para ajudar a prevenir a queda de cabelo não se esqueça de começar a prestar mais atenção ao que come.

Existem estudos que indicam que qualquer problema manifestado através do cabelo é resultado de alguma alteração alimentar ou hormonal ou de algum “trauma” que ocorreu três meses antes do período da queda.

Deste modo, a queda de cabelo no Outono poderá estar relacionada com os meses de verão. Com as dietas, a desidratação provocada pelo calor ou por excesso de oleosidade no couro cabeludo.

Estar atento à alimentação pode ser a solução para o problema.

É essencial apostar numa alimentação saudável e equilibrada e se necessário recorrer à toma de alguns suplementos nutricionais.

Ana Isabel Ribeiro, nutricionista, elaborou uma lista de nutrientes, presentes em alguns alimentos, que ajudam a prevenir a queda de cabelo.

Ora tome nota:

  • Beta-caroteno encontrado nos vegetais alaranjados como a cenoura, e também em folhas de cor verde-intensa, como a rúcula e o agrião.
  • A vitamina A encontrada no bife de fígado, na gema de ovo, no leite e nos seus derivados.
  • A vitamina B existente nas carnes magras, cereais integrais, legumes, grãos e nozes ajudam na renovação celular e no crescimento saudável dos fios.
  • O zinco está nas ostras, fígado, leite e farelo de trigo. É importante pois estimula a multiplicação das células, fortalecendo o couro cabeludo e a qualidade dos fios.
  • Os aminoácidos encontrados nas carnes vermelhas são a matéria-prima para a construção dos fios.
  • Banana, melancia e ameixa têm vitamina B6, que tanto é boa para a pele, como para o cabelo.
  • Sumos e leite à base de soja contém vitamina B, zinco e minerais que previnem a queda.
Ana Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.
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