Santarém na corrida pela luta contra a diabetes

AJDP inaugura primeiro núcleo funcional em Santarém e cria equipa desportiva

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal acaba de inaugurar o seu primeiro núcleo funcional na cidade de Santarém, que já criou a equipa “Diabetes Running Team” para representar oficialmente a associação e todos os seus membros em eventos de diversas modalidades desportivas.

Após 22 anos de trabalho a apoiar jovens com diabetes em todo o país, a Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP) criou o seu primeiro núcleo funcional, na cidade de Santarém. O principal objetivo deste núcleo é aumentar a proximidade com as pessoas que recorrem à associação e se encontram nesta região do país.  “É um orgulho enorme fazer parte desta família que tão bem nos acolheu desde o primeiro contacto. Este passo que agora damos é a nossa forma de poder continuar a missão da AJDP que tanto nos diz”, declara Alexandre Silva, responsável pelo núcleo de Santarém.

Tendo em conta o número de jovens com diabetes e seus familiares e amigos que participam em iniciativas desportivas na região, o Núcleo AJDP de Santarém criou uma equipa oficial, a “Diabetes Running Team”, que se estreou na Scalabis Night Race, tendo também marcado presença no BMW ACF Santarém Trail. “O objetivo desta equipa é mostrar que a diabetes, quando adequadamente tratada, não é uma limitação. É um orgulho caminhar e correr com a camisola AJDP”, sublinha ainda Alexandre Silva.

Esta equipa foi a génese de um novo projeto que está a ser desenvolvido por um grupo de pessoas com diabetes, ao qual se juntou Fernando Santos, o primeiro Campeão do Mundo de Maratona (título ganho em Roma, no passado dia 8 de abril), e que envolverá não só a AJDP, como outras associações nacionais, com o objetivo de criar uma equipa nacional - “Diabetes Team” - que possa participar em diversos eventos desportivos nas modalidades de atletismo, trail running e ciclismo.

Com atividades e projetos próprios, a coordenação do novo núcleo será independente, mas sempre mantendo a comunicação e contando com o apoio da direção da AJDP. “Ficámos muito contentes com o surgimento deste primeiro núcleo funcional da associação, que só mostra que o nosso trabalho está a chegar cada vez mais longe e que as pessoas se identificam com aquilo que fazemos”, diz Paula Klose, presidente da AJDP. “Esperamos que este seja o primeiro de muitos e que em breve jovens com diabetes se juntem a nós e criem outros núcleos noutras regiões do país”, refere ainda.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.