Dicionário de A a Z

Açaí

O açaí é um fruto que se encontra em alguns locais de determinados países da América do Sul, nomeadamente na Floresta da Amazónia, no Brasil. Para além de muito saboroso, tem também um elevado poder antioxidante.
Açaí

Aparentemente bastante semelhante às uvas, o açaí não é, normalmente, consumido da mesma forma. É feito o processo de separação da polpa das sementes, para que depois possa ser utilizado, na sua maioria das vezes, para consumo em sumos, iogurtes e sobremesas. Principalmente em caso de exportação.

Já muito popular um pouco por todo o mundo, o açaí, tal como os frutos vermelhos, contém uma enorme quantidade de antioxidantes naturais que quando comparados, por exemplo, com os da uva são em dez vezes superiores. É também um fruto muito rico em fósforo, cálcio, potássio, fibra, proteínas, ácidos gordos essenciais polinsaturados, Vitamina B1, B2 e B3, Vitamina E e Vitamina C.

Saiba quais os principais benefícios para a saúde ao consumir açaí:

- Ajuda a reduzir o colesterol
- Acção anti-inflamatória
- Acção protectora do cólon
- Melhora o sistema imunitário
- Melhora o sistema nervoso
- Estimula a função cerebral
- Estimula a regeneração celular

É também muito utilizado em dietas, por pessoas que procuram perder peso, pois devido à quantidade de fibras presentes controla o apetite e produz uma sensação de saciedade. No entanto, quando utilizado para este efeito, é necessário ser consumido com moderação. Sendo um fruto extremamente calórico, um consumo exagerado pode provocar efeitos contrários aos pretendidos.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
Foto: 
ShutterStock