Terapia tem vindo a ganhar adeptos

6 benefícios da Acupuntura aplicada às crianças

Muito conhecida no "mundo dos adultos", esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa, tem vindo a ganhar adeptos cada vez mais novos. Hélder Flor, especialista em MTC, explica o aumento da procura dos pais portugueses de acupuntura aplicada aos seus filhos e os principais benefícios para as crianças desta terapia.

A acupuntura não apresenta contra indicações e essa é uma segurança que os pais que já conhecem os benefícios da Medicina Tradicional Chinesa acabam por ter também. Por outro lado, a acupuntura pode ser feita a partir de qualquer idade, mediante avaliação, pelo que há de facto um aumento crescente, sobretudo porque os pais querem contrariar a utilização dos fármacos e fugir das suas contraindicações sempre que possível. Além disto, podemos usar os mesmos princípios da acupuntura mas através de acupressão (estimulação de pontos de acupuntura através de massagem) ou laser. Estas técnicas, mais suaves, podem ser utilizadas em casos em que as crianças, por alguma razão, não possam fazer acupuntura tradicional.

Quais as principais vantagens da acupunctura para as crianças?

  1. Prevenção: Que é a base do nosso trabalho. A Medicina Tradicional Chinesa procura sempre reger-se pela prevenção da doença, pelo que mais do que a cura, procuramos prevenir que a criança ou bebé fiquem doentes.
  2. Cólicas e dores de cabeça: Amplamente reconhecida pelos seus benefícios para os adultos, a MTC pode ajudar a diminuir as dores relacionadas com cefaleias, enxaquecas e cólicas.
  3. Asma: A acupuntura tem um efeito anti-inflamatório no organismo, aumentando as suas defesas e ajudando a prevenir os ataques de asma e, simultaneamente, a melhorar as crises alérgicas. 
  4. Hiperatividade: Sintomas como a impulsividade, irritabilidade, falta de autocontrolo, bem como falta de atenção são tratados através da estimulação de pontos específicos no corpo da criança relacionados com a falha na gestão da energia. Em MTC, a maior parte das vezes o órgão mais utilizado no tratamento é o Rim.
  5. Ansiedade / dificuldade em dormir ou descansar:  a estimulação dos pontos de acupuntura certos tem um grande efeito no estado emocional dos mais novos. Além de combater várias patologias deste foro, é comum haver melhorias no rendimento escolar. 
  6. Obesidade: Através de pontos de Acupuntura que ajudam a equilibrar o apetite, mas sobretudo através do tratamento da sintomatologia da ansiedade que acaba por ser uma das principais responsáveis pela ingestão de comida em excesso.
  7. Otites: muitas vezes as crianças têm otites recorrentes sem causa aparente ou então temos a tendência de culpar os dentes, os culpados do costume. A MTC tem técnicas que podem melhorar muito este tipo de problemas. Além disto, o especialista em Medicina Tradicional Chinesa tem ao seu dispor técnicas de diagnóstico distintas podendo assim abordar o problema de outra perspectiva no caminho da solução.
Fonte: 
Ellephant Comunicação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock