Doenças A a Z

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

L

Cientificamente chamado de fissura labiopalatatina, trata-se de uma malformação congénita que se caracteriza por uma fenda resultante da não fusão dos tecidos e músculos da região oral, uma situação que pode restringir-se ao lábio superior ou estender-se à região do céu-da-boca.

Medo patológico de falar na presença de outras pessoas ou em público.

São um grupo especial de células do pâncreas que produzem insulina e glucagon, substâncias que agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar.

A laringite é o processo inflamatório da laringe. A causa mais frequente da laringite é uma infecção viral, mas pode estar associada, por exemplo, a uma infecção bacteriana, constipação, bronquite, gripe ou pneumonia.

A linfadenite é a inflamação de um ou mais gânglios linfáticos causada por qualquer tipo de microrganismo (bactérias, vírus, protozoários, rickettsias ou fungos) que pode provocar linfadenite.

A língua negra cabeluda pode surgir por prolongamento das papilas filiformes associadas ao crescimento de bactérias ou fungos produtores de pigmentos resultantes de desequilíbrio da flora oral. Estão frequentemente associados a esta situação as penicilinas e as tetraciclinas.

Dor forte e súbita na zona lombar que dificulta ou impossibilita movimentos e que aparece na sequência de um esforço. Esta dor pode ser agravada pelos movimentos ou mesmo pelo simples acto de tossir ou espirrar. Os músculos da coluna, nádegas e coxas encontram-se, muitas vezes, doridos.

O lúpus eritematoso sistémico é uma doença auto-imune com episódios de inflamação nas articulações, tendões e outros tecidos conjuntivos e órgãos.