Doenças A a Z

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z

B

Inflamação da glande do pénis. Embora a inflamação da glande seja, na maioria dos casos, provocada por uma infecção, nos restantes casos, pode ter várias origens.

Trata-se de uma inflamação conjunta da glande e prepúcio desencadeada por diversos factores.

Consiste na lesão do ouvido, resultante das alterações da pressão atmosférica ou da pressão da água nesta região. Acontece nomeadamente a pilotos e mergulhadores.

Doença provocada por carência de vitamina B1 (tecnicamente chamada avitaminose B1) que provoca fraqueza muscular e dificuldades respiratórias. Pode afectar o coração, dando origem a uma cardiomiopatia por deficiência nutricional chamada de Beribéri cardíaco.

Nome dado à perturbação anteriormente designada por doença maníaco-depressiva. Afecta cerca de 2 por cento da população e tem, habitualmente, início entre os 10 e os 40 anos.

Inflamação das pálpebras, produzida por uma infecção provocada pela existência excessiva de bactérias na pele, por uma dermatite seborreica na cara ou couro cabeludo ou por estes dois factores.

A blenorragia ou gonorreia é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, ou gonococo, em que há infecção da uretra, do colo uterino, garganta ou olhos pela acção da bact

Xerostomia ou boca seca caracteriza-se por redução ou falta de saliva, que pode ser induzida por obstrução mecânica à secreção de saliva, por medicamentos (tabela 1) ou por patologias como o Síndroma de Sjögran.

Aumento da glândula tiroideia que pode ser difuso ou nodular e que pode ser acompanhada ou não pela alteração da função.

Trata-se de uma intoxicação alimentar, potencialmente mortal, que pode causar danos graves aos nervos e músculos e causada pelas toxinas produzidas pela bactéria Clostridium botulinum.

Designa-se pela inflamação dos brônquios. Existem dois tipos de bronquite, a aguda, geralmente causada por vírus ou bactérias e pode durar vários dias e até semanas, e a bronquite crónica com duração de anos, e que não é, necessariamente, causada por uma infecção.

Frequentemente causada por vírus que infectam o epitélio dos brônquios, resultando em inflamação e aumento da secreção de muco. Geralmente desenvolve-se durante o curso de uma infecção respiratória, como a gripe comum.

A bronquite crónica é uma doença que afecta os pulmões dificultando a função respiratória. A bronquite crónica é causada por uma lesão recorrente ou irritação do epitélio respiratório dos brônquios, resultando em crónica a inflamação, edema (inchaço), e aumento da produção de muco.

Conhecida também como febre-de-malta, estamos perante uma infecção causada pela bactéria brucella transmitida pelos lacticínios não pasteurizados.

Comportamento inconsciente que consiste no hábito de ranger e friccionar os dentes e que se acredita estar ligado à ansiedade e ao stress, bem como à forma como os dentes se ajustam.