Congestão nasal

Embora habitualmente associada ao aumento das secreções nasais, a congestão nasal, ou nariz entupido como é popularmente conhecido, é devida a uma inflamação da mucosa que dá origem à dilatação dos vasos sanguíneos, aumento da permeabilidade capilar e consequente edema. Como consequência, ocorre obstrução nasal com bloqueio da passagem do ar, pelo que mais facilmente o nariz “entope” com as secreções.

Este processo obstrutivo conduz a dificuldades respiratórias, com maior tendência a respirar pela boca, o que causa secura da mucosa oral e maior propensão para tosse e dores de garganta.

O nariz entupido pode ser causado por gripes, constipações, sinusite ou alergias respiratórias. Cada uma destas situações necessita de um tratamento específico, por isso o tratamento vai depender da sua causa.

A toma de medicamentos deve ser indicada pelo seu médico, no entanto pode ter em conta alguns cuidados: assoar o nariz sempre que necessário, mantendo-o limpo; humidificar o ambiente colocando uma toalha molhada ou um balde de água quente no quarto; fortalecer o sistema imunitário consumindo mais alimentos ricos em vitamina C como laranja, limão, tangerina; beber bastante água para fluidificar as secreções, facilitando a sua saída; dormir sobre uma almofada mais alta.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.